sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Questionário como instrumento de recolha de dados-I

Deu-se início ao processo de estudo e sistematização teórica em torno do questionário como forma de recolha de dados. De seguida, em equipa, procedeu-se à discussão da temática e elaborou-se um guião de questionário.
Foram apresentados e colocados em discussão os trabalhos elaborados pelas diferentes equipas.
Depois de uma leitura cuidada destes documentos, fez-se a seguinte síntese conclusiva: o questionário obedece a um planeamento prévio com base no que se pretende saber; é de suma importância o cuidado com as questões éticas (como a garantia de confidencialidade dos dados e o esclarecimento sobre os objectivos do questionário), há a necessidade de incluir instruções de preenchimento; a descrição dos tipos de pergunta e a escolha que deve ser feita (questões abertas ou fechadas) são cuidados a ter na elaboração das perguntas e na organização do questionário.
Para aprofundar a discussão, a Professora lançou o repto de reiniciarmos o debate, agora em fórum alargado, para debater as seguintes questões:
1) vários documentos falam em que o questionário deve ser pensado em função das hipóteses de investigação: então e se for um estudo exploratório que não parte de hipóteses?
2) um questionário deve ser aplicado à população ou a uma amostra?
3) como construir uma amostra?
4) perguntas abertas versus perguntas fechadas (tipo e número de cada) - a escolha deve ser independente de uma previsão sobre o tratamento dos resultados? Essa questão é avançada no capítulo de metodologia na dissertação analisada?
5) validade de um questionário: referiram a importância do pré-teste para garantir a validade (e assinalaram que na dissertação apresentada não há indícios disso); mas só temos que pensar nesse tipo de validade para o questionário, feita através do pré-teste?
6) pelo menos um grupo referiu a triangulação: em que consiste? Qual a sua vantagem? Que tipos de triangulação?
De seguida apresenta-se uma síntese deste fórum.

Sem comentários:

Enviar um comentário