sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Investigação – acção (Síntese de leitura)

A investigação - acção pretende informar os professores sobre as suas práticas e dar-lhe um papel de liderança nos seus contextos locais de ensino. Mills (2003, citado em Donato, 2003) apresenta a seguinte definição: a investigação-acção é todo o inquérito sistemático conduzido por professores investigadores para recolher a informação sobre as práticas na sua escola, como se ensina e como os melhores alunos aprendem. A informação é recolhida com os objectivos de verificação das práticas, da reflexão sobre as mesmas, a fim de efectuar mudanças positivas no ambiente da escola e das práticas educativas gerais, para a melhoria dos resultados escolares.

A investigação - acção é conduzida por professores e para professores. É feita em pequena escala, com cobertura contextualizada, localizada, e visando desenvolver ou monitorizar mudanças na prática (Wallace, 2000, citado em Donato, 2003). As características da investigação - acção reflectem também as qualidades dos líderes e das culturas em mudança. Estas qualidades incluem uma compreensão profunda da organização, da sua visão e análise, da vontade para novos conhecimentos, do desejo para a melhoria nos desempenhos, da actividade auto-reflexiva e da vontade de mudança (Fullan, 2000a, 2000b, citado em Donato).

Uma estrutura para a Investigação - acção

Um projecto de investigação - acção procura criar conhecimento, propor e executar a mudança, e melhorar a prática e o desempenho (Longarina, (1996), Kemmis e McTaggert (1988), citados em Donato (2003). Estes autores sugerem que os componentes fundamentais da investigação – acção incluam os seguinte passos: (1) desenvolver um projecto de melhoria; (2) executar o projecto; (3) observar e documentar os efeitos do projecto, e (4) reflectir sobre os efeitos do projecto para o refazer, se necessário. O novo conhecimento situacional resulta nas mudanças das práticas (Fullan, 2000ª, citado em Donato, 2003).

A investigação - acção é normalmente conduzida para desenvolver um projecto de inovação ou para colaborar na sua implementação. Mills (2003), citado em Donato (2003) desenvolve a seguinte estrutura para a investigação - acção:

• Descrever o problema e a área de focagem;
• Definir os factores envolvidos no contexto da intervenção (por exemplo, o currículo, os resultados dos alunos, as estratégias educativas);
• Formular questões a investigar;
• Descrever a intervenção ou a inovação a serem executadas;
• Definir um espaço temporal para execução da acção;
• Caracterizar o contexto situacional, ou o grupo da investigação – acção;
• Identificar uma lista de recursos para executar o projecto;
• Seleccionar os dados a serem recolhidos;
• Elaborar um plano do levantamento de dados e métodos de tratamento;
• Seleccionar ferramentas apropriadas de inquérito;
• Identificar os participantes e o modo como entram no estudo;
• Discutir a condução da acção;
• Recolher dados (por exemplo, questionários, relatórios de observação, notícias e outros);
• Planear as acções estratégicas baseadas nos dados recolhidos.

Características da investigação - acção

Donato, 2003 descreve um projecto de investigação praticado numa escola de língua espanhola, em Pittsburgh, EUA, ilustrando diversas características da investigação – acção. O projecto foi contextualizado numa tentativa de investigar uma situação específica, procurava fundamentar a tese da necessidade de alterar as práticas pedagógicas, dando conhecimento dessa investigação a membros da direcção e aos pais.
Os resultados do projecto confirmaram as teses iniciais e apresentaram mudanças baseadas na investigação. A força de mudança foi alicerçada na prática e na informação que sistematicamente foi recolhida e sintetizada. A investigação participativa e colaborativa envolveu todos os professores, o comité de direcção, um investigador da universidade, e indirectamente os membros de direcção da escola que reagiram à informação apresentada.

Finalmente, os professores tomaram a iniciativa no desenvolvimento do programa, a sua participação deu oportunidades de liderança que afectou directamente as suas práticas pedagógicas. Em Fullan (2000ª, citado em Donato, 2003), estes professores são participantes numa cultura colaborativa de mudança. Os resultados desta investigação - acção levaram os professores a sentir a necessidade de mudança e a encetar essa mudança. A investigação-acção deu suporte científico ao que os intervenientes pressentiam sem conseguir alterar.

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