sexta-feira, 9 de abril de 2010

Análise da Dissertação "Projecto ..." (Ver tópico 2 da UC)

1. O autor justifica claramente a necessidade da investigação?

O autor justifica no preâmbulo a necessidade da investigação, referindo-se à problemática em questão nos seguintes termos: “As questões relacionadas com a educação para a sexualidade e para a saúde são hoje preocupações presentes na sociedade portuguesa e nas políticas educativas e de saúde. Como ainda há muito para fazer neste campo, associamos as novas tecnologias e as grandes capacidades do ensino a distância a este esforço de sensibilização, (in)formação e educação da sexualidade humana”. Também na introdução do trabalho escrito continua com a justificação deste projecto de investigação na área da sexualidade referindo as problemáticas relativas à gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis. São estes os problemas que o investigador se propõe estudar, naquele universo de alunos, de modo a actuar sobre eles e introduzir alterações, modificando situações comportamentais e atitudinais.

2. O autor explicita os objectivos da sua investigação e as mudanças que pretende atingir?

Na introdução ao trabalho escrito, o autor refere que “este projecto permite uma mudança na forma de abordar a sexualidade. Mudar implica alterar…É necessário e urgente mudar mentalidades, mudar as formas de ver o mundo que nos rodeia. Mudar, mudando…” (Fernandes:5).

3. Do ponto de vista metodológico apresenta os passos que foram efectuados na intervenção a que se procedeu?

Nesta investigação-acção, o autor apresenta os passos efectuados, no ponto 4.1.1Metodologia, na página 3. São referidos a pesquisa e recolha de informação, condução de debates, brainstorming, resolução de histórias e/ou casos inventados e reais, role Play, caixa de perguntas e por fim fichas de trabalho para recolha, exploração e síntese de informação. No ponto 4.1.2 Plataforma LiveLearn, refere pormenorizadamente como se desenvolvem as actividades do projecto, quem participa, como participa e momentos da participação.

4. Explicitou, aquando do planeamento da intervenção, quais os instrumentos que permitiram fazer a avaliação da intervenção?

No ponto 4.4 Desenvolvimento e no ponto 4.4.1 Calendarização, o autor expressa os momentos de avaliação “6.De Março a Maio de 2006 foi desenvolvido e avaliado o Projecto na sua vertente síncrona. 7. Final de Abril foi promovido o fórum de avaliação final.” Na página 63,no ponto 4.5.1 Avaliação do processo, são referidos os instrumentos que permitiram fazer a avaliação da intervenção: inquéritos, entrevistas informais, fóruns de discussão e das notas de campo. Este projecto, como decorre em plataforma de e-learning, oferece a vantagem de tudo ficar registado com possibilidade de ser avaliado sistematicamente. Já no ponto seguinte o autor apresenta a avaliação de eficácia e eficiência do projecto.

5. É visível no relatório apresentado a existência de reflexão do investigador sobre a intervenção a que procedeu?

O investigador reflecte sobre a intervenção feita com esta investigação-acção em várias observações ao longo do trabalho escrito. Esta é uma das característica desta investigação-acção, mas o relatório reflexivo toma incidência especial no ponto 4.5.2 Avaliação da eficácia e eficiência do projecto, na página 63.

6. Como são discutidos os resultados da investigação?

O autor discute os resultados da investigação em dois momentos essenciais: no ponto citado da avaliação abrindo uma alínea a que chamou fragilidades e no ponto 5.Notas finais em que abre um ponto 5.1 Autocrítica, onde discute o processo desenvolvido. Faz ainda, num ponto 5.2Perspectivas de futuro/recomendações (página3 de Notas Finais), alguns reparos para futuras investigações.

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