sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tema 5 – Questões Éticas na Investigação Educacional (Reflexão)



As competências a desenvolver neste tema prendem-se com a adopção de uma postura ética na actividade de investigação. Esta actividade desenvolveu-se sob a forma de discussão em fórum, moderada pelos estudantes. Foi feito, aqui também, uma exploração de todos os recursos indicados pela Professora, além de outras fontes de pesquisa conseguidas em pesquisa livre na internet. A discussão foi muito rica e participada, todos saímos mais robustos, mais seguros.

Em jeito de conclusão, coloca-se um pequeno excerto do fórum livre referente a Bogdan & Biklen onde surge uma frase elucidativa quanto à importância que o conceito de “ética” pode e deve assumir junto de profissionais: “Nada pode ser mais devastador para um profissional do que ser acusado de uma prática pouco ética”. E continuam: “(…) a ética consiste nas normas relativas aos procedimentos correctos e incorrectos por determinado grupo”. No que diz respeito à investigação com seres humanos, aqueles autores (1994:75) consideram ser de realçar dois aspectos, que deverão assegurar que:

“1. Os sujeitos aderem voluntariamente aos projectos de investigação, cientes da natureza do estudo e dos perigos e obrigações nele envolvidos.
2. Os sujeitos não são expostos a riscos superiores aos ganhos que possam advir”.
Ou seja, o cumprimento de dois princípios: que quem participe tenha consciência e conhecimento do que se pretende e que, por outro lado, esteja sempre garantida a sua integridade física, psicológica e moral.

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