sexta-feira, 16 de julho de 2010

Investigação Educacional – Reflexão Final



“Partindo do pressuposto de que o estudante ao longo do seu percurso pessoal elaborou notas das leituras, realizou pesquisas pessoais, analisou as contribuições dos colegas, alargou os seus conhecimentos e reflectiu sobre o seu progresso, cada estudante deverá estruturar e apresentar um portfólio”.

Foi criado e construído este Portefólio, na blogosfera, onde se fizeram cerca de 20 entradas, sobre as diferentes temáticas. Julga-se que cada entrada constituiu uma evidência do trabalho pessoal em cada um dos momentos ao longo de todo o percurso da Unidade Curricular. A Professora Alda Pereira sugeriu e foram aceites e desenvolvidos os seguintes tópicos:
(1) O processo de investigação, o problema e as questões de investigação;
(2) Sínteses de leituras efectuadas no âmbito de uma possível temática para investigação a desenvolver no 2º ano do mestrado;
(3) Reflexão sobre a revisão da literatura efectuada (abrangência, extensão, profundidade);
(4) O papel do investigador (observação participante e não participante);
(5) Métodos de recolha de dados; vantagens e inconvenientes; relação com as questões de investigação;
(6) A investigação-acção;
(7) Modos de análise e interpretação dos dados; sua relação com o quadro conceptual da investigação;
(8) A ética do investigador em Educação;
(9) Reflexões sobre as actividades e discussões em que participou;
(10) Reflexão e análise do percurso realizado e avaliação do mesmo.

Julga-se que este Portefólio reflecte, de modo muito claro:
(1) Domínio dos conceitos abordados na unidade curricular;
(2) Capacidade de reflexão e de análise crítica sobre as suas aprendizagens;
(3) Capacidade de reflexão e de análise crítica sobre as discussões realizadas nos fóruns;
(4) Diversidade das entradas tendo em conta os temas abordados;
(5) Relevância da pesquisa pessoal efectuada, tendo em conta os temas programáticos e futuras aplicações das leituras aquando da elaboração da dissertação (no próximo ano lectivo;
(6) Correcção das referências bibliográficas.

Ao longo da Unidade Curricular Investigação Educacional, considere-se ainda que:

1. A minha participação procurou sempre contribuir com intervenções que mostram que houve identificação das ideias centrais nos documentos fornecidos e na bibliografia indicada, bem como em outros suportes pesquisados livremente. As evidências encontram-se nos diferentes fóruns da Unidade Curricular abertos quer pela Professora, por outros colegas ou por mim como dinamizadora da Equipa Azul.

2. Houve, sistematicamente, um aprofundamento das questões com contributo de novos pontos de vista e com comentários dos pontos de vista dos colegas.

3. Procurou-se sempre a apresentação de ideias, fruto de pesquisa pessoal, que se foram inserindo nos temas em discussão e que contribuíram para a progressão das diferentes discussões realizadas ao longo das temáticas abordadas. Para tal desenvolveu-se um intenso trabalho de consulta bibliográfica, de toda a informação colocada pela Professora e de todas as participações dos colegas.

4. Manteve-se sempre postura ética nos diálogos com os colegas, contribuindo para a coesão do grupo, com intervenções adequadas aos diferentes contextos de aprendizagem.

5. Houve sistematicamente empenhamento na dinamização da participação dos colegas, procurando valorizar e centrar a discussão nas temáticas e situações propostas.

6. Revelou-se espírito crítico, revendo-se as opiniões e apreciações próprias face a comentários dos colegas e Professora. Quero referir a revisão da atitude face à investigação-acção. Face a aquisição de novo conhecimento, publiquei a minha mudança de atitude face a esta forma de investigação.

Pode concluir-se que o presente Portefólio, sob a forma de Blogue evidencia:
- Empenhamento demonstrado na realização das actividades;
- Capacidade de selecção e análise da informação relevante para as actividades desenvolvidas ao longo da Unidade Curricular;
- Capacidade de colaboração com os colegas demonstrada na realização das actividades;
- Capacidade de reflexão e de síntese demonstrada pela mestranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário