quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tema 2 - A Investigação-acção em Educação (Reflexão I)



A Professora Alda Pereira abriu esta temática colocando em fórum uma importante síntese sobre o conceito de investigação-acção, onde sublinhou, com Kemmis e Mctaggart, que fazer este tipo de investigação é planear, actuar, observar e reflectir mais cuidadosamente, mais sistematicamente e mais rigorosamente do que se faz na vida diária. Apontando como características fundamentais da investigação-acção o dizer respeito a um problema ou situação real, a intervenção ser situada no contexto onde esse problema é vivenciado, ser realizada pelos próprios intervenientes na acção, pretender contribuir para a mudança e englobar obrigatoriamente um percurso que combina a reflexão com a acção, num processo dialéctico, sistemático e contínuo.
Os desafios colocados pela Professora foram os seguintes: 1- Reflectir sobre a relação entre o método de investigação-acção e a posição pessoal do investigador. 2- Reflectir sobre as vantagens e desvantagens deste método de investigação. 3- Reflectir sobre os passos determinantes deste método.
Foi realizada uma síntese do texto em referência que constituiu uma entrada neste blogue. Fez-se uma participação muito viva e esclarecedora desta forma de investigação educacional. Fez-se ainda a discussão da dissertação de mestrado de "Projecto Mais - Educação para a Sexualidade Online" de Arménio Martins Fernandes, cujo paradigma investigativo se prende com a Investigação-acção.

Richard Donato, Universidade de Pittsburgh em
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=219466 (Acedido em Abril de 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário