quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tema 1- O Processo de Investigação (Reflexão I)



A primeira actividade desenvolvida nesta Unidade Curricular de Investigação Educacional do Mestrado de Supervisão Pedagógica teve como principal objectivo planear uma investigação e decorreu entre o dia três e o dia trinta de Março de 2010. O desafio proposto pela Professora Alda Pereira desenvolveu-se em quatro fases:
1º Momento - Exploração individual de recursos bibliográficos e webgráficos apresentados na disciplina, bem como de tantas outras fontes que se podem consultar neste mundo disperso da Web, na tentativa de responder às questões colocadas pela Professora e que balizaram o estudo e a reflexão. Foram as seguintes questões propostas e trabalhadas nesta actividade:
1- Que paradigmas se podem identificar na Investigação educacional? Como os caracterizar?
2- Que métodos de investigação estão em regra associado a cada um destes paradigmas?

Em síntese reflexiva deve referir-se que a investigação se encontra associada a diferentes paradigmas que se distinguem pelo modo de produção de conhecimentos e dos processos de investigação, pressupondo uma correspondência entre epistemologia, teoria e método, sendo que a distinção se faz essencialmente ao nível do método. Cada método está ligado a uma perspectiva paradigmática distinta.
Podem referir-se dois paradigmas ligados aos métodos quantitativos e outro ligado aos métodos qualitativos e assim avançamos com o Paradigma Quantitativo e o Paradigma Qualitativo.

2º Momento – Foi explorada a tese de Mestrado “ As TIC no Jardim de Infância: Contributos do Blogue para a Emergência da Leitura e da Escrita, de Ádila Ferreira Lopes, tendo havido uma entrada neste blogue relativa a esta análise.

3º Momento – Fez-se um trabalho em Equipa subordinado ao tema “ Guião de Investigação”. Tomei a iniciativa de formar a Equipa Azul que ficou constituída com a entrada da colega Julieta Cordas, Felícia Figueiredo e Manuela Pereira.
Em fórum da Equipa Azul fez-se a caracterização das diferentes fases da investigação; Reflectiu-se sobre as diferentes etapas do processo de investigação e sobre as competências exigidas ao investigador nos diferentes momentos da investigação. Foi uma fase de grande enriquecimento pessoal e profissional. Será pedida autorização às suas co-autoras para a publicação deste trabalho neste espaço.

4º Momento - Procedeu-se à apresentação em fórum alargado dos Guiões elaborados por todas as equipas, ao que se seguiu uma discussão dos referidos trabalhos e temática. Esta discussão foi de grande partilha de conhecimentos e de grande discussão desta temática. Obrigada a todos pelo trabalho colaborativo e de partilha de saberes.

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