quarta-feira, 30 de junho de 2010

Análise Qualitativa de Dados



Os Dados Qualitativos e Seu Armazenamento

Os investigadores qualitativos geralmente transcrevem os seus dados, ou seja, os diferentes tipos de texto, a partir de entrevistas, notas de observação, memorandos e outros em processadores de texto. Trata-se de transcrições que são posteriormente analisados, podendo ser através de um dos programas de análise qualitativa de dados por computador.

Codificação e Desenvolvimento de Sistemas de Categorias de Dados

Esta é a etapa importante da análise qualitativa dos dados onde se lêem os dados transcritos, linha por linha, e se dividem os dados em unidades de significado analítico, por segmentos. Quando se localizam segmentos significativos, atribuem-se-lhe códigos.
A codificação é definida como a marcação dos segmentos de dados com símbolos, palavras descritivas, ou nomes de categoria. Sempre que se encontrar um segmento significativo do texto em transcrição, atribui-se um código ou nome da categoria para significar determinado segmento. Continua-se este processo até que se tenha segmentado todos os dados. Durante a codificação, deve-se manter uma lista mestra, ou seja, uma lista de todos os códigos que são desenvolvidas e utilizadas no estudo de investigação.

Não se pode ficar surpreendido se os resultados são diferentes de outros investigadores ou de outra investigação, a investigação qualitativa é muito mais um processo interpretativo!

A pesquisa qualitativa é mais defensável quando são usados vários programadores e quando são obtidas elevadas confiabilidade de codificadores. A confiabilidade refere-se a coerência entre os diferentes codificadores ou dentro de um único programador, no caso da confiabilidade interna.

Códigos Indutivos a priori

Há muitos tipos diferentes de códigos que são comummente usados em análise qualitativa dos dados. Pode-se decidir usar um conjunto de códigos já existentes, são chamados de códigos a priori, desenvolvidos antes de examinar os dados. Podem usar-se ainda os chamados códigos indutivo, são códigos que são desenvolvidos pelo investigador directamente da análise dos dados.
Códigos de Co-ocorrência, quando o mesmo segmento de dados começa a poder ser codificado com mais de um código, por outras palavras, as mesmas linhas ou segmentos de texto podem ter mais de um código que lhes são inerentes.

Depois da codificação inicial de dados, resumem-se e organizam-se os dados, agora submetidos a esta codificação. A próxima etapa será resumir os resultados incluindo processos como a enumeração e o estabelecimento de relações entre os dados.
A enumeração é o processo de quantificação de dados, muitas vezes feita em investigação qualitativa. Por exemplo, pode contar-se o número de vezes que uma palavra aparece num documento. A enumeração é muito útil para clarificar as palavras que se querem usar em relatório, como "muitos", "alguns", "nenhuns", "quase todos", e assim por diante. Os números ajudarão a esclarecer o que se quer dizer com frequência.
Durante a leitura de "números" na investigação qualitativa, deve-se sempre verificar a sua base. Por exemplo, se uma palavra ocorre muitas vezes e a base é o número total de palavras em todos os documentos de texto, então a razão pode ser que muitas pessoas usaram a palavra ou pode ser que apenas uma pessoa usou a palavra muitas vezes. O significado da ocorrência é diferente.

Sistemas hierarquizadas de categorias

Às vezes os códigos ou categorias podem ser organizadas em diferentes níveis ou hierarquias. Algumas palavras, ideias ou temas são mais gerais do que outros e, portanto, os códigos estão relacionados e hierarquizados verticalmente. Patton utilizou a estratégia do cruzamento de duas tipologias de uma dimensão para formar uma matriz de duas dimensões, resultando em uma nova tipologia que relaciona a duas dimensões.

Desenho de diagramas

Diagramação é o processo de fazer um esboço, desenho ou modelo para mostrar como algo funciona ou esclarecer a relação entre as partes de um todo. Existem vários tipos de diagramas que podem ser usados em pesquisas qualitativas. Um tipo de diagrama utilizado na pesquisa qualitativa, que é semelhante à utilizada na modelagem de diagramas causais é chamado de diagrama de rede. Este é um diagrama que mostra as ligações directas entre as categorias, variáveis ou eventos ao longo do tempo.
Também é útil para o desenvolvimento de matrizes para descrever dados. Uma matriz é formada por linhas e colunas. Desenvolver uma matriz é uma excelente maneira de mostrar relações nos dados qualitativos. Há muitos tipos de relações interessantes na investigação qualitativa e existem muitas maneiras diferentes de encontrar, descrever e apresentar os resultados em relatório de investigação qualitativa.

Corroborando e validação dos resultados.

Corroborando e validação dos resultados é um elemento essencial da análise de dados e do processo de pesquisa qualitativa. A confirmação e validação devem ser feitas durante toda a recolha de dados qualitativos, análise e processo de relatório. Há programas de análise qualitativa de dados que facilitam a maioria das técnicas, por exemplo, armazenamento e codificação, a criação de sistemas de classificação, enumeração, anexação de memorandos, relações entre dados e elaboração de gráficos.

http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/1089

Sem comentários:

Enviar um comentário